WM Consultoria

CONSULTORIA EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

Os processos constituem o mais alto nível de definição de atividades das empresas e organizações. É através dos processos que se desenvolvem os produtos e serviços corretos para o cliente ou para o público em geral, com o desempenho esperado quanto ao custo, durabilidade e qualidade.

Os Desafios

O volume enorme de informações, que as organizações geram e recebem atualmente, alteram constantemente suas práticas e estruturas funcionais. Isso implica em definir, analisar, modelar e rever periodicamente os processos organizacionais, seja pela necessidade que se identifica de automação de atividades, seja pela busca constante por novos índices de produtividade.

Os desafios atuais vão além do volume de informações, de fontes internas e externas, que devem ser selecionadas e analisadas quanto à relevância das funções de nível operacional, tático e estratégico em que são utilizadas. A gestão dos processos, que definem os fluxos que a informação deve percorrer, torna-se cada vez mais complexa e importante, pois, a conectividade total vivida atualmente promove mudanças constantes, do próprio processo ou da tecnologia envolvida.

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As Soluções que oferecemos

Para se analisar e gerenciar processos é preciso modelar as principais práticas de negócios e serviços das organizações. Os processos envolvidos são então identificados e procura-se rever o modelo de sua operação, definindo, por exemplo, metas comerciais e objetivos de eficácia operacional. Esta prática é denominada Redesenho de Processos, que pode ser definida como a identificação, documentação, análise e elevação de patamar de um processo.

A Gestão de Processos é constituída de providências, como a colocação de indicadores de desempenho em pontos chaves, que assegurem que o processo seja continuamente monitorado e aperfeiçoado.          

Nosso Método

Pela importância e abrangência que possui, o método que adotamos para uma efetiva Gestão de Processos, comprometido com resultados, possui as seguintes etapas:

  • 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO

    Evidenciar um processo, nem sempre tão “visível” pela interligação das funções empresariais: seu escopo, as entradas que recebe e as saídas que produz, as áreas/tecnologias envolvidas e as atividades executadas.

  • 2. DIAGRAMAÇÃO DO PROCESSO

    Seu registro, num fluxograma multifuncional, onde se procura documentar os componentes identificados como um “modelo” em que constem os clientes, fornecedores, insumos, atividades, tempos empregados e responsabilidades atuais.

  • 3. IDENTIFICAÇÃO DAS RUPTURAS

    Falha ou ruptura é tudo o que compromete a eficiência e a eficácia de determinado processo, como: falta de informação, redundância, retrabalho, atividade sem valor agregado, desperdício, etc.

  • 4. ANÁLISE E ELIMINAÇÃO DAS RUPTURAS

    Uma vez documentadas, as rupturas são analisadas e procuram-se eliminá-las, adotando alguns princípios, como:

    • A eliminação de burocracia desnecessária
    • A redução dos tempos de ciclo
    • A padronização de métodos
    • A integração de sistemas e/ou atividades automatizadas
    • A eliminação de falhas de segurança•

  • 5. REDESENHO DO NOVO PROCESSO

    Um novo fluxograma multifuncional do processo é obtido, com requerimentos de alto nível para as mudanças identificadas. Apresentam-se as justificativas das mudanças, descrevendo que o novo processo está alinhado com as estratégias da empresa/organização, no nível organizacional em que se encontra. Constituem ainda resultados:

    •Documentação de suporte ao novo processo, identificando para as atividades COMO, QUEM e QUANDO devem ser executadas;

    •Treinamentos necessários à equipe de colaboradores envolvidos

    •Possibilidade de gerenciamento do projeto de implementação das mudanças

  • 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO

    Evidenciar um processo, nem sempre tão “visível” pela interligação das funções empresariais: seu escopo, as entradas que recebe e as saídas que produz, as áreas/tecnologias envolvidas e as atividades executadas.

  • 2. DIAGRAMAÇÃO DO PROCESSO

    Seu registro, num fluxograma multifuncional, onde se procura documentar os componentes identificados como um “modelo” em que constem os clientes, fornecedores, insumos, atividades, tempos empregados e responsabilidades atuais.

  • 3. IDENTIFICAÇÃO DAS RUPTURAS

    Falha ou ruptura é tudo o que compromete a eficiência e a eficácia de determinado processo, como: falta de informação, redundância, retrabalho, atividade sem valor agregado, desperdício, etc.

  • 4. ANÁLISE E ELIMINAÇÃO DAS RUPTURAS

    Uma vez documentadas, as rupturas são analisadas e procuram-se eliminá-las.

  • 5. REDESENHO DO NOVO PROCESSO

    Um novo fluxograma multifuncional do processo é obtido, com requerimentos de alto nível para as mudanças identificadas. Apresentam-se as justificativas das mudanças, descrevendo que o novo processo está alinhado com as estratégias da empresa/organização, no nível organizacional em que se encontra

Nossa experiência e comprometimento fazem a diferença!

Podemos conversar sobre como nossa vivência em gestão de processos e em gestão da T.I. podem trazer ganhos operacionais e gerenciais à sua empresa.

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